segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ser líder de jovens não é ser organizador de eventos

Aprenda nessa serie, se você está mais para líder de jovens ou mais para organizador de eventos.

- Você fica preocupado quando não consegue preparar nada além de pregação e louvor e necessariamente precisa ter algo diferente para seus jovens?

- Quando a freqüência de jovens cai em suas reuniões logo você da um jeito para que o próximo final de semana exista algo totalmente mirabolante e diferente na reunião para chamar a atenção deles?

- Seus jovens com o passar do tempo não gostam mais de um simples culto bíblia, louvor e oração, e quando sabem que a reunião será assim logo a freqüência desaba.

- Existe muito mais jovens em um grande evento de “louvorzão” com cachorro quente no final do que no culto semanal, ou no culto de oração?


Se você respondeu sim a essas questões meu querido “líder”, você acaba de ser promovido (ou rebaixado) de líder de Jovens para Organizador de Eventos. E seus jovens estão aprendendo a ser promoters e frequentadores não ovelhas.

É comum quando se pensa em trabalhar com os jovens a idéia de estar sempre fazendo coisas novas, inovando e atraindo, concordo plenamente com a idéia de que não podemos ser rotineiros ou cansativos em nosso método de trabalhar com jovens, mas não me agrado com o rumo que esse tipo de idéia tem tomado.

Com raras exceções creio que os jovens buscam passar a maior parte do seu final de semana com entretenimento , seja esportes, games ou filmes, depois de uma árdua semana de estudo e trabalho nada melhor do que uma boa diversão para relaxar as mentes.

Pois bem é esse tipo de pensamento que tem rondado os lideres de muitos jovens no Brasil, a busca pela eficiência no trabalho e pelo grau de aceitação e crescimento numérico tem feito com que muitos líderes transformem suas reuniões/cultos em verdadeiras recreações ou festivais.
Existe de tudo um pouco, até mesmo musica secular em reuniões, e não é como algum tipo de lição ou aplicação, coisa que até seria valida, mas eles tocam por tocar, em nome da boa e velha musica. Em nome do entretenimento disfarçado de evangelismo.

Não existe problema algum com uma reunião mais divertida, informal, com notebooks, vídeos, luzes, um som mais alternativo, o problema é quando a sua esperança reside no método e no resultado e não na glória de Deus. Quando um líder deposita suas forças em um determinado método para dar certo, ele perde a visão bíblica que sua liderança deve ter, que é a compaixão:

E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor” Mateus 9:36

A meta de um verdadeiro líder de jovens é muito mais do que agradar, ou entreter, ou fazer crescer.
Ovelhas desgarradas não se satisfazem com noites de musicas, ovelhas cansadas não se fortalecem com filmes de ação.
O que elas precisam é de lideres compromissados com a palavra e com a bíblia , líderes que sabem que momentos de diversão apesar de serem saudáveis não é o suficiente para levar uma pessoa a Cristo e faze-las mudar de vida.

Somente uma pessoa capacitada pela graça o suficiente para orar, santificar-se e passar verdadeiros valores e conteúdo pode ser chamado de líder, o restante o é marketing e organização de eventos.

Texto de Italo Guimarães

Um comentário:

quinho28 disse...

Muito bom esse texto,me fez entender que não ha compaixão quando tratamos simplesmente da quantidade e que o amor é tratado no poder e na qualidade da palavra de DEUS que nos leva a servir e não ser servido de atender o chamado, para a causa mais importante falar do AMOR que nos Salvou. CRISTO em toda sua essência transforma nosso caráter, quando estamos submissos a plena vontade do PAI que é Andar em Novidade de Vida no caminho que Jesus nos preparou. MArquinhos UMP2012