terça-feira, 3 de março de 2009

Escola Dominical - Coisa do Passado?


Algumas denominações têm aberto mão da Escola Bíblica Dominical, e podemos imaginar o uso de muitos argumentos como: no domingo já temos muitas atividades e fica muito cansativo vir pela manhã e à noite à Igreja; o fato da freqüência à ED foi se reduzindo até o total desinteresse; a moçada tem as baladas de sábado e não tem disposição para estar na Igreja na parte da manhã; quem faz o almoço no domingo sabe da dificuldade em vir pela manhã na Igreja e é o único dia na semana que eu posso dormir um pouco mais.

Bom, eu vou parar de colocar os argumentos senão eu vou convencer o pessoal a não vir na ED (risos).

Podemos perceber que existe um descuido tanto da liderança das Igrejas quanto das pessoas. Nós sabemos que existe “alguém” que está atento aos nossos descuidos e pronto para melar as coisas, aproveitando-se dos nossos cochilos.
Nisto, podemos observar o seguinte:

Uma aula bem sucedida já depende de alguns fatores, como: didática e preparo do Professor; disposição do aluno e interesse em aprender; conteúdo ministrado interessante e recursos didáticos disponíveis e bem aplicados.

Porém muitas vezes, com todos estes itens bem planejados, vemos que o Espírito Santo redireciona o que se deve ser tratado e aí a aula deixa de ser boa para ser perfeita.

Não podemos nos esquecer que estamos falando de uma Escola que trata de valores lá do alto e este é o ingrediente que diferencia a ED de qualquer outra escola.

Queremos uma ED onde os alunos:
· Saiam da aula com aquele gostinho de “quero mais”, “passou tão rápido”;
· Saiam da aula, curiosos para saber o que vai acontecer na próxima aula;
· Tenham comunhão e com ela, desenvolvam compaixão, amor, oração pelos que passamos a conhecer melhor pela convivência e pelo diálogo;
· Tenham oportunidade de almoçar juntos no domingo em programações especiais da ED e poupar nossas eximias cozinheiras do lar.

Para que o pessoal possa se situar, colocamos o planejamento para a Escola Dominical de 2009. A idéia consiste em 27 aulas no ano, divididas em três grupos com nove aulas com temas e grupos de professores específicos.

O cronograma a ser cumprido pra moçada será o seguinte:

Uma novidade importante é a Classe de Liderança Cristã onde o Pr. Neuci e o Pb. Carlão ministram aulas sobre o tema, onde podemos preparar os líderes da nossa Igreja.

Consideramos que a Escola Dominical é coisa do passado, mas também é do presente e do futuro.
Veja as fotos do último domingo na ED, venha ser abençoado e abençoar pessoas com a sua presença. Vamos aprender juntos aquilo que Deus tem para nós.

Mauro Sérgio Juarez Cáceres
Membro do Grupo de Coordenação da ED 2009

2 comentários:

Unknown disse...

Legal a matéria.

Lygia Correia disse...

Amém, que Deus desperte em nós esse desejo. A gente só tem a ganhar com isso.