quarta-feira, 8 de abril de 2009

Solidão de Jesus

“E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?” João 26:40

É um pouco estranho pensar que Jesus já se sentiu sozinho, mas a Bíblia fala que quando Ele estava triste e foi ao monte orar, seus discípulos não resistiram ao sono e não O acompanharam em oração quando Ele mais precisava. Também fala que no ápice do sofrimento da cruz Jesus disse “Pai, por que me desamparou?”.

Ao lembrarmos que Jesus passou por tudo o que nós passamos (fome, cansaço, dor, raiva, tristeza), é difícil lembrarmos-nos da solidão, ainda mais sendo Ele o próprio Deus encarnado. Mas Jesus se sentiu sozinho também, e foi no pior momento de Sua vida aqui.

Esse texto me fez lembrar minha história e de muitas outras também, de pessoas que quando passaram pelo pior momento de luta, se viram sozinhas, sem amigos, até mesmo sem parentes para dar um conforto. Mas quando eu lembro os testemunhos e experiências das quais vivi, vejo que não haveria outra forma de sentir Deus perto de mim, se não naquela hora.

Umas das ilustrações mais bonitas que eu lembro, foi quando Deus enviou um anjo para confortar Jesus (Lucas 22:43). Quantas vezes pensamos que Deus não se importa com o nosso sofrimento? Isso é uma mentira, pois Ele se importa e ninguém melhor do que Ele, Jesus, que já se sentiu assim para nos enviar o conforto de sua companhia. Em meio às lutas, pode parecer a pior hora para buscar a Deus, mas é a melhor, acredite!

Ele quer nos consolar, Ele quer que sintamos a paz de Sua presença. Porém, nós só iremos achá-Lo se formos buscá-Lo: “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13). Já está na hora de entendermos de uma vez por todas que não é Deus que se afasta de nós, somos nós que nos afastamos Dele e se quisermos consolo em sua presença, precisamos buscá-Lo.

Páscoa me faz lembrar a presença de Jesus, da Sua morte e ressurreição. Jesus está vivo, continua operando milagres e continua no mesmo lugar de sempre. Uma vez uma pessoa muito querida me falou “Você se sente sozinha? Por que não chama Jesus pra ficar com você? Você não gostaria de sentir Ele perto?”.

Ao fazer isso, tive a minha melhor experiência de aproximação com Cristo. E você? Gostaria de sentir Jesus perto de você?

L. R. Correia, 2009

Nenhum comentário: