segunda-feira, 5 de outubro de 2009

AULA 3 – REVENDO PARADIGMAS


Aula ministrada pelo Rev. Marcio


1. Introdução


Quanto Cristo significa para nós? Qual é a qualidade e a quantidade do nosso amor pela igreja e pelas pessoas que podem ser alcançadas por Deus.


2. Base Bíblica


Estamos em constantes mudanças. O nosso corpo muda a cada ano, as nossas experiências de vida mudam o nosso comportamento, e etc. Na verdade, as mudanças em nossa vida podem ser positivas ou negativas. O correto seria que ocorressem apenas as mudanças positivas. Este é o propósito da “santificação” – nos tornar cada vez melhores para Deus.


Quando pensamos em mudanças, não podemos esquecer do Apóstolo Paulo e o que ocorreu com ele depois que conheceu Jesus (At 9.1-9). Por isso, estudemos um pouco a vida de Paulo antes e depois de sua conversão.



Conhecendo melhor o Homem Paulo:

- Nasceu em Tarso, a principal cidade da Cilícia (atual Turquia) (At 9.11).

- Apesar de ter nascido num importante centro comercial, Paulo foi estudar em Jerusalém, aos pés de um dos mais importantes mestres de sua época, a saber, Gamaliel, neto do rabino Hillel – fundador do farisaísmo (At 22.3).

- Por ter nascido numa colônia grega, Paulo conhecia muito bem a língua grega, bem como a filosofia grega (At 17.28; I Co 15.33; Tt 1.12).

- Possuía o importante título de cidadão romano (At 22.28). É por este motivo que ele tinha o nome romano (Paulo) e o nome hebraico (Saulo) (At 13.9).

- Era fariseu com muito gosto e zelo (At 23.6; Fl 3.5).

- Por ser um fariseu ao extremo, passou a perseguir a Igreja, pois os cristãos não se preocupavam em guardar as tradições dos seus antepassados. Jesus, o líder do cristianismo, havia quebrado muitos paradigmas. Isto irritava um fariseu. Paulo se dispunha até mesmo viajar longas distâncias com o fim de perseguir os crentes e defender as tradições do farisaísmo. Assim, Paulo se dirigia à Damasco, quando teve um encontro com Jesus (At 9.1-9).


Paulo convertido:

A sua conversão foi um fato decisivo em sua vida. Naquele encontro com Jesus (At 9.1-9), Paulo não só se converteu como recebeu de Jesus o Evangelho o qual deveria proclamar (Gl 1.11-12). Com a conversão, Paulo mudou os paradigmas de sua vida. Por exemplo:


* O paradigma a respeito de Jesus: antes Paulo perseguia os cristãos, pois não podia admitir que o Cristo pregado por eles, fosse o Messias. Em sua mente Paulo jamais aceitaria um Messias morto na maldita cruz. No entanto, quando se encontrou com Cristo, Paulo percebeu que este era o Messias, o Cristo que ressuscitou.


* O paradigma a respeito da Lei e da Salvação: Antes Paulo era como qualquer fariseu. Ele achava que a salvação seria pela obediência restrita à Lei de Deus. A Lei levou Paulo a perseguir Jesus. Agora, quando Jesus o encontrou, ele percebeu que a salvação não era pelo cumprir a Lei, e sim, pela Graça.


*O paradigma a respeito da Igreja: Paulo passou de perseguidor da igreja a seu defensor número um. Isto se deu, pois ele compreendeu que perseguir a Igreja é perseguir o próprio Cristo. Aliás, foi esta a pergunta que Jesus lhe fez quando o encontrou no caminho para Damasco com o propósito de perseguir a Igreja. Jesus lhe perguntou: “Saulo, Saulo, porque me persegues?” (At 9.4). Por isso, o amor de Paulo pela Igreja passou a ser o mesmo do seu amor ao Messias que ele tanto esperava.


* O paradigma a respeito dos gentios: antes de sua conversão, Paulo entendia que a Salvação era apenas para o judeu e mesmo assim, só para os judeus que andassem de acordo com as prescrições da Lei. Agora Paulo compreende que a Salvação o alcançou pela graça e que esta graça deveria ser anunciada a todas as nações.


3. Contextualização


No seu cotidiano você:


- Tem refletido sobre algumas mudanças que devem ocorrer em sua vida? Vimos como muitas coisas mudaram em Paulo a partir do momento em que ele teve um encontro com Jesus. Isto nos leva a pensar o que tem mudado em nossa vida, todas as vezes que estamos na presença de Jesus.

- Tem refletido sobre qual a importância que Jesus tem em sua vida e em sua agenda?

- Tem pensado em quanto amor você tem dedicado à Igreja de Deus?

- Tem procurado entender que Deus alcança as pessoas pela Graça? No entanto, você tem entendido que esta Graça precisa ser anunciada sempre?

Nenhum comentário: