domingo, 18 de outubro de 2009

AULA 6 – DISCERNINDO OS TEMPOS (Solução Bíblica) – FAZENDO DIFERENÇA E NÃO SE CONFORMAR

Aula ministrada pelo Pr Marcio.

PREPAREM-SE, PORQUE TUDO INDICA QUE VAI TER PROVA!!!

1. Objetivos

* Como podemos alcançar o mundo pós-moderno?

* O que podemos mudar para impactar a vida dos incrédulos?


2. Base Bíblica

Vimos na aula passada como está a nossa atual sociedade, bem como qual o comportamento da maioria dos evangélicos de nossos dias. Agora precisamos definir como podemos ser bênção em nossa sociedade. Temos certeza de que Deus quer nos usar para impactar a vida das pessoas. Também entendemos que Deus continua agindo em nossa sociedade tão corrupta e violenta. Portanto, nesta aula veremos que precisamos sempre reformar o nosso pensamento e a nossa maneira de agir, definindo como podemos cumprir com a missão num mundo bem diferente de antigamente. Aliás, a idéia de realizarmos uma reforma é importantíssima. Este foi um dos grandes lemas da Reforma Protestante: “Igreja Reformada, sempre Reformando”.

O nosso grande modelo, o Apóstolo Paulo, escrevendo aos crentes de Roma, declarou que não podemos nos conformar com o presente século (Rm 12.2). O texto literalmente indica que não devemos nos moldar (tomar o formato) de nossa era má. As razões que Paulo nos apresenta são as seguintes:


- Devemos viver para a glória de Deus e não para satisfazer as nossas vontades (I Co 10.31). Este foi o assunto de nossa primeira aula.

- Se moldar ao mundo e às suas paixões traz frustrações e insatisfações ao nosso coração (I Co 7.31). O mundo sem Deus passa e é vaidade (Eclesiastes). É como um homem sedento no deserto tendo uma miragem de uma fonte de águas. O mundo ilude, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece (I João 2.17).


Mas, o que fazer para ser bênção na sociedade, além de não se contaminar e se moldar ao mundo? Paulo continua seu argumento respondendo:

- Ser transformado pela renovação da mente: Isto significa não só ter um cérebro, mas uma decisão interior – uma mudança de mente (metanóia). (diferença entre inteligência e sabedoria).

- Esta renovação deve ser um ato contínuo (o verbo está no tempo presente). Não é fruto de um impulso (emoção), mas de um processo racional (santificação).

- O texto indica uma ordem divina. Deus não dá uma ordem sem antes nos capacitar a cumprí-la (I Co 10.13).


Finalmente, Paulo mostra que para impactarmos a nossa atual sociedade, precisamos viver de acordo com a vontade de Deus. Ele argumenta que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita.


Boa:

- O bem pode estar ligado a uma série de circunstâncias. O que é bom para uma pessoa poderá não ser bom para outra. Ex: Faca bem afiada para uma criança.


- A palavra “boa” usada por Paulo refere-se a um bem moral. Deus é bom, por isso, a Sua Vontade também é.


- A boa vontade de Deus não depende de épocas ou circunstâncias. Por isso, não podemos querer ensinar a Deus o que é bom para nós.


- Ao declarar “seja feita a tua vontade”, estamos dizendo a Deus que confiamos na sua bondade. Além disso, temos a consciência de que o que Deus escolher para nós será sempre bom, independente do momento ou circunstâncias.


Agradável:

- Nem sempre a vontade de Deus nos parece, em princípio, agradável. Somente quando submetemos os nossos desejos ao desejo de Deus, é que a Sua vontade é agradável aos nossos olhos. É preciso disciplinar a nossa mente, emoções e vontade segundo a Palavra de Deus.


- A palavra “agradável” usada por Paulo representa o que é agradável a Deus. Ela não está preocupada com o que nos agrada. O nosso agrado é uma conseqüência do agrado de Deus (Sl 37). Quando nos submetemos àquilo que agrada a Deus, aí sim encontramos o que verdadeiramente nos agrada e satisfaz. Por isso, Davi pode dizer: “Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu: dentro em meu coração está a tua lei” (Sl 40.8).


- A vontade de Deus sempre será agradável aos amigos de Deus. Quanto mais nos consagramos a Deus, mais a Sua vontade nos será agradável.


Perfeita:

- A palavra “perfeito”, na Bíblia, tem o significado de “completo”. Daí, entendemos que a vontade de Deus é completa, ou seja, ela aplica-se a todas as áreas da nossa vida, a todas as épocas, e a todas as circunstâncias.


- A vontade de Deus é revelada nas Escrituras. Por isso, o salmista escreveu que a “lei do Senhor é perfeita”. Sendo assim, a Palavra de Deus nos traz tudo o que precisamos para o nosso viver.


Ao orarmos “seja feita a tua vontade”, estamos confiando que Deus fará o que é melhor para nós no que diz respeito a todas as áreas da nossa vida. Por isso, quando renunciamos o nosso egoísmo e almejamos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, o mundo ao nosso redor começa a notar a diferença e vê a luz de Cristo brilhando em nós.


3. Contextualização


No seu cotidiano você:

* Tem procurado seguir os exemplos mundanos ou de servos de Deus que impactaram o mundo?

* Têm buscado uma renovação da mente?

* Tem buscado e se submetido à vontade soberana de Deus?


4. Atividade Prática

* Faça uma lista de personagens dos nossos dias os quais não devem ser imitados.

* Faça uma lista do que deve ocupar o seu pensamento e reflita sobre quais pensamentos estão prevalecendo em sua mente (Fl 4.8).

* Ore para Deus te dar um coração sábio e submisso à vontade de Deus.


Nenhum comentário: