terça-feira, 6 de outubro de 2009

AULA 4 - Definindo Paradigmas Bíblicos

Aula ministrada pelo Presbítero Wanderley.


1. Base Bíblica:


Em I Co. 9.16-23, vemos como o Apóstolo se empenhava para transmitir às pessoas as boas novas do Evangelho. Segue abaixo algumas considerações de Paulo


1. Paulo entendia que era o seu dever anunciar o Evangelho (v.16-18).

2. Paulo adaptava sua maneira de falar de Cristo dependendo da cultura, posição social ou religião dos seus ouvintes (v.19-22). O importante para Paulo era anunciar Cristo de forma tal a que os seus ouvintes compreendessem a mensagem.


Vers. 19 – “...livre de todos, fiz-me escravo de todos...” Paradoxo?!?!?!

Paulo imita Jesus, que veio não para ser servido, mas para servir.”

Porém, cuidado com a liberdade!! Gl.5. 13 e 14.

Paulo demonstra ser servo de Jesus ao ser servo do povo de Cristo.


Vers. 20 – “... judeus, como judeu...” Paulo se adaptou a costumes judaicos quando procurava ganhar os judeus para Cristo:

Ex.-Mandou circuncidar Timóteo “por causa dos judeus”!!! At.16. 3;

-fez voto nazireu (cf.Nm.6. 1-21) para expressar gratidão a Deus por livramento At.18. 18.

“...os que vivem sob o regime da lei...”Por amor aos judeus que ainda se encontravam sob a lei mosaica, Paulo estava disposto a se colocar “novamente” sob o jugo da lei, e desta forma encorajá-los a se converterem ao Cristianismo. Embora deixe claro ter a consciência de não estar mais sob o jugo desta no final do versículo.


Vers. 21 – “...aos sem lei...”(gentios) Paulo tem muito cuidado ao falar dos gentios nesta carta.

“...como se eu mesmo o fosse...” Quando estava entre os gentios, Paulo não observava as leis judaicas de alimentação, celebrações, etc...

“...não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo...” Paulo está dizendo que ele está livre da lei pela qual os judeus buscaram salvação. Mas, agora que a salvação chegou por meio de Jesus Cristo, ele se sujeita à lei de Cristo.

O que é lei de Cristo? - Gl.6.2. (levarmos as cargas uns dos outros).

3. Paulo entendia que podia ser um instrumento de Deus para trazer vida às muitas pessoas. Por isso, ele se coloca como cooperador do Evangelho (v.23).


Vers. 21 – “...por causa do evangelho...” (ou: “...por amor ao evangelho...”) “Paulo é o servo do evangelho, como demonstra ao servir todas as classes de pessoas. Ele pensa em sua tarefa que o Senhor lhe deu e que ele esperava completar. É a tarefa de proclamar plenamente o evangelho da graça de Deus a todas as pessoas em todos os lugares (At.20.24 e Fp.3.7-14)


Baseado nestas orientações de Deus através do exemplo do Apóstolo Paulo, como temos procurado ser cooperadores do Evangelho? Nossos relacionamentos, os nossos métodos e as nossas programações estão bem elaboradas a ponto de impactar a vida daqueles que não conhecem a Deus?


Diante disso, pensemos um pouco em nossa realidade:

a. Crentes se relacionando somente com crentes: quanto mais tempo de crente, menos amigos não crentes possuímos. Precisamos avaliar como é possível estar com o incrédulo, mas não fazer as mesmas coisas erradas que eles (estudaremos nas aulas de nº 6 e 7).

b. Se limitar ao uso de métodos antigos: Não que seja errado usar métodos antigos. No entanto, não podemos apenas utilizá-los. Distribuir folhetos, cultos nas praças, bater de porta em porta, programas de rádio e TV dentre outros, não possuem um alcance tão eficaz em nossos dias. Podemos usá-los, mas não apenas estes métodos. A Televisão pode ser um meio de comunicação em Massa. No entanto, a maioria das pessoas que assiste a um programa evangélico, é crente. Isto faz com que a eficácia destes programas seja de entretenimento para crentes e não evangelização

c. Manter as mesmas programações: este é um terrível erro de muitas igrejas. Será que os nossos trabalhos semanais estão chamando a atenção dos incrédulos? Será que não são programas de entretenimento para crentes?


2. Contextualização

No seu cotidiano você:

· Está fazendo algo para alcançar os seus amigos que não são crentes?

· Acha que as programações da Igreja podem ajudar a trazer mais pessoas a Cristo? De que maneira?

Nenhum comentário: